Nossa história inicia-se em 1854, na pequena cidade de Neckarems na Alemanha, onde foi fundada a Padaria Boger, que posteriormente daria início a história da HB Pão Alemão. Na padaria alemã iniciou-se a produção artesanal de Bauernbrot, o pão de centeio, que traduzido em português significa “pão do campo”. No início a fabricação era feita pelo próprio Sr. Gustav Boger para consumo apenas da família, porém, com as receitas originais em mãos, anos depois, em 1971, o Sr. Gustav, em visita ao Brasil para ver seu filho, Erich Walter Boger, percebeu a habilidade da sua nora, Helga Boger (também alemã), com o preparo da massa e fabricação do pão. Diante disto, propôs ao filho e a nora que investissem em fabricar pães, uma tradição da família Boger na Alemanha.
E foi assim que em 1972, também de forma familiar e artesanal, a Helga deu início a fabricação dos primeiros pães de centeio da H.B Pão Alemão no Brasil. Nos anos seguintes, entre 1976 e 1977 Erich Boger (marido de Helga) trabalhava na montagem externa da PHB do Brasil em São Paulo e também visitando outros estados. Ele levava os pães para o seu consumo e acabava oferecendo para os colegas. A partir de então os colegas de serviço, muitos também alemães, gostaram dos pães e cada vez que Erich voltava para Contagem, junto com ele, novas encomenda de pães.
Já em 1980 o negócio começou a decolar. Novos clientes começaram a surgir sendo necessário aumentar a produção e distribuição em diversos estados. A partir dos clientes alemães vieram os brasileiros e em seguida lojas, onde os pães também começaram a ser comercializados.
Na década de 1990, já com a fabricação dos pães e entrega em diversos estados, outros produtos também tradicionais da Alemanha foram oferecidos como os biscoitos de natal, stollen e o famoso bretzel (biscoito alemão). Até os dias de hoje a empresa ainda segue a tradição da família. Agora em sua segunda geração, mas ainda com Helga à frente da empresa.